DebianEdu – Skolelinux

Hoje venho apresentar o DebianEdu ou Skolelinux. Este é um dos vários projectos da equipa do Debian que tem como objectivo garantir uma central unificada para gestão de alunos, professores e computadores em uma escola, ele vem também configurado com o servidor LTSP (Linux Terminal Server Project), DHCP e uma variedade muito grande de programas educativos que permitem a crianças aprender a ler e escrever de forma divertida, e aos adolescentes aprender diversas disciplinas como química, matemática e astronomia.

O sistema vem configurado com o ambiente de trabalho KDE (versão 4) e com os serviços acima citados preparados para serem executados sem configuração adicional, o administrador pode alterar os serviços para fazer com que os mesmos adaptem-se a sua rede já existente.

Durante a instalação é solicitado ao utilizador que escolha o tipo de instlação, neste exemplo escolhi a opção Main Server para exemplificar o uso do LTSP. Neste caso é possível fazer uso de Thin Clients e fazer o boot destas máquinas directamente do servidor sem ter necessidade de instalar o sistema operativo em várias máquinas.

Existem muitos pontos que eu poderia abordar quanto a este projecto, no entanto neste artigo eu somente decidi fazer uma breve e simples apresentação do mesmo. Para uma demonstração com mais alguns detalhes veja o vídeo abaixo.

Obrigado e deixe a sua opinião nos comentários sobre este projecto.

Compartilhe... :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.