O GLPI é uma plataforma que permite fazer a gestão de inventário de equipamentos informáticos e tickets de suporte/reclamações de uma empresa.
A plataforma utiliza a linguagem PHP, um servidor web (por preferência pessoal e familiaridade, eu recomendo o apache) e uma base de dados MySQL ou MariaDB.
A instalação da plataforma é fácil e exige poucos passos. Após a instalação do paco te LAMP (Linux, Apache, MySQL/MariaDB e PHP), o conteúdo do arquivo deve ser extraido para o directorio desejado e de seguida deve-se fazer a activação do site no apache, neste passo deve-se também criar uma base de dados para uso do software.
Durante a instalação é feita uma verificação sobre as ferramentas opcionais que a plataforma utiliza para melhorar o seu desempenho ou desempenhar determinada tarefas adicionais. A instalação destas ferramentas não é obrigatórias e não impedem o uso da plataforma.
Neste passo deve-se inserir os dados da base de dados criada para que a plataforma consiga armazenar os dados relacionados ao tickets.
Após a instalação serão criados utilizadores padrão para permitir o primeiro acesso a plataforma e configurações.
Nas imagens abaixo pode-se verificar algumas das funções que a plataforma pode desempenhar observando os menus existentes.
Nas imagens abaixo é possível observar algumas das definições que podem ser alteradas e configuradas para que a plataforma funcione de forma esperada ou desejada. Algumas das definições incluem servidor de email, nome/link do website, limites de itens na listagem de pesquisas, directorios LDAP (ActiveDirectory) para pesquisa de utilizadores e grupos, SLA (Service Level Agreement), notificações, etc.
Na plataforma também é possível configurar mais de uma entidade (empresa) ou caso seja o desejado, configurar departamentos internos como entidades para que os mesmos tenham definições independentes para atender a necessidades especificas do negocio.
é possível criar diferentes perfis para melhor controlar os acessos que cada utilizador deve ter as diferentes funcionalidades da plataforma.
Para a criação de tickets existem vários campos que podem ser preenchidos para facilitar o trabalho do operador e para permitir a automatização de algumas tarefas.
Algumas das funções que podem ser automatizadas inclui a criação automática de tickets ao receber emails em uma determinada caixa de correio, a atribuição de tickets a determinados grupos dependendo da nomenclatura ou da topologia do ticket, o preenchimento automático de alguns campos para determinados tickets que são frutos de acções corriqueiras e rotineiras, etc.
Em conclusão o GLPI é uma plataforma que permite fazer a gestão de tickets de forma bastante eficiente, existe uma variedade grande de opções e definições que podem ser configuradas para que quase todas as necessidades sejam atendidas. O uso da plataforma é recomendado para pequenas e médias empresas que necessitam de gerir problemas internos e pedidos de clientes.
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda para a configuração de uma determinada acção na plataforma, deixe um comentário ou procure por ajuda nos foruns do projecto GLPI, a comunidade está sempre disposta a ajudar. Espera que tenha sido útil e até a próxima.