Virtualização

Posted by

Virtualização é a possibilidade de criar ou utilizar outros sistemas operativos além do sistema operativo que esta actualmente instalado na máquina.

Esta tecnologia permite que o utilizador teste outros sistemas ou faça experiências sem precisar comprar novas máquinas e ter recursos inutilizados ou subaproveitados.

Nos dias de hoje existem várias ferramentas que permitem criar e operar máquinas virtuais. Algumas são comerciais outras são de código aberto, algumas das alternativas mais famosas são VMware, VirtualBox (produto da Oracle), Hyper-V (produto da Microsoft), KVM (ferramenta de virtualização implementada no Kernel Linux) e XenServer (Produto da Citrix).

Algumas das vantagens da virtualização são as seguintes:

Testar novos sistemas operativos: permite testar o comportamento de novos softwares sem correr riscos de danificar a máquina do utilizador.

Reduzir custos: permite testar novos sistemas operativos sem a necessidade de se adquirir uma nova máquina para instalar o mesmo.

Facilidade de gestão: a gestão de vários recursos em diversas máquinas doe forma simultânea fica mais fácil tendo em conta que se utiliza uma interface unificada e padronizada.

Facilidade de backups e recuperação de desastres: o ambiente de virtualização permite criar mecanismos que podem rapidamente ajudar a recuperar de desastres e na realização de backups.

Algumas das desvantagens da virtualização são as seguintes:

Tempo de aprendizado: o tempo de aprendizado para o domínio de uma nova ferramenta (especialmente uma ferramenta de tamanha complexidade) pode ser muito alto para algumas pessoas.

Falhas de hardware: em alguns casos uma falha de hardware pode causar estragos irreversíveis. É possível criar um ambiente de virtualização que esteja preparado para falhas de hardware, mas caso o ambiente não esteja preparado uma falha pode ser fatal.

Recursos limitados: a quantidade de recursos que pode ser utilizada está restrita a quantidade de recursos que a máquina física possui, cada máquina virtual criada consome um pouco os recursos da maquina física, logo, quanto mais maquinas virtuais, mais os recursos da máquina física ficam escassos.

Espero que este artigo de introdução seja útil e que sirva de uma boa base para entender o conceito de virtualização e as suas utilidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.