AWX

Posted by

Ola pessoal, hoje vou deixar uma dica rápida sobre como instalar o AWX. AWX e a plataforma desenvolvida pela comunidade e apoiada pela Red Hat que server como base para o seu produto “Ansible Tower”. O AWX permite a uma equipa gerir os seus playbooks para o Ansible e permite também controlar a execução dos mesmos e manter um histórico dos seus resultados.

O AWX e um projecto fácil de e instalar, um dos principais factores que permite que a sua instalação seja relativamente fácil e o facto de que ele usa o próprio Ansible e Docker para fazer a instalação da plataforma.

Vamos então começar a instalação do mesmo. Com já havia dito antes, a plataforma será instalada usando Ansible e Docker, então antes de começar a instalação da plataforma devemos instalar estes pre-requisitos, para a nossa sorte a instalação destes componentes e relativamente fácil. Neste exemplo a instalação foi feita em uma maquina virtual com o Ubuntu 20.04.

Apos a instalação do sistema operativo base, vamos agora proceder a instalação do Ansible, para isso vamos usar o pacote de instalação pip. Durante a instalação da plataforma o Ansible vai precisar do pacote python docker-compose para fazer a criação dos containers no docker, então vamos também aproveitar e instalar este pacote também.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install python3-pip unzip
$ pip3 install ansible docker-compose

Após a instalação do Ansible, vamos agora fazer a instalação do Docker. Felizmente no Ubuntu podemos usar o script de instalação automático do Docker em uma só linha de comando.

$ curl -fsSL https://get.docker.com | sudo bash

Com esta linha de comandos o Docker e instalado, para usarmos o comando docker sem necessitar de privilégios de administrador, vamos adicionar o nosso utilizador ao grupo docker.

$ sudo usermod -aG sudo <username>

Após isso devemos fazer o logout e login novamente a conta para que as alterações tenham efeito.

Agora estamos prontos para baixar o AWX e proceder a instalação do mesmo. Neste tutorial vou proceder a uma instalação básica, sem nenhuma customização, somente para propósitos de demonstração. Para isso devemos primeiro fazer o download to repositório do AWX com o seguinte comando.

$ curl -o awx.zip -LJ0 https://github.com/ansible/awx/archive/13.0.0.zip

Após baixar o repositório, vamos agora descompactar o mesmo e proceder a instalação. Eu nao procedi a alteração de nenhum dos parâmetros de instalação, no entanto o mesmos podem serv alterados caso seja necessário editando o conteúdo do arquivo “awx/installer/invetory”.

$ unip awx.zip
$ mv awx-13.0.0 awx
$ cd awx/installer

Dentro do directório “installer”, somente precisamos de iniciar a execução do playbook “” para começar a instalação.

$ ansible-playbook -i inventory install.yml

Quando os passos todos terminarem de ser executados, se não ter ocorrido nenhum erro, a plataforma deve agora estar instalada e pode ser acessada pelo IP da maquina via web browser. As credenciais para acessar a plataforma são utilizador “admin” e senha “password”.

Tela de login do AWX

Após fazer o login podemos ver esta tela com alguns dados de execução dos playbooks.

Dashboard inicial do AWX

Parabéns, temos agora uma instalação funcional do AWX, em próximos artigos vou explicar como fazer a execução de um playbook em maquinas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.