Open Source

Posted by

Hoje vou explicar porque que sou defensor da filosofia Open Source e do uso de software livre.

A filosofia open source defende uma filosofia de transparência e de colaboração entre as pessoas que têm interesses comuns.

Eu defendo programas desta natureza porque eles permitem que estudantes investiguem o código fonte destes programas e permite que qualquer um possa contribuir para o programa ou projecto. Isto permite que o programa ganhe novas funcionalidades e os bugs seja corrigidos de forma mais dinâmica do que se dependermos única e exclusivamente de uma só empresa.

Exemplos disso são projectos como o Telegram (programa de chat, alternativa para o whatsapp e viber), Krita (programa de pintura digital), GIMP (programa de manipulação de imagens), Inkscape (programa de manipulação de imagens vectoriais) e OBS ou Open Broadcast Studio (programa para fazer gravações de telas ou live streaming de jogos).

Existem ainda projectos que foram criados por trás de programas como estes e que hoje são líderes no mercado e são programas de referencia nas suas categorias, como por exemplo:
Linux: sistema operativo livre e que conta com milhares de voluntários.
BSD: sistema operativo livre criado na universidade de Berkeley na Califórnia (foi utilizado como base para a construção do MacOS).
Apache: começou com o servidor web, hoje possui programas como Cassandra, Mesos, Hadoop, Spark, etc.
Mozilla: Firefox, Firefox OS, Thunderbird e outros projectos que são hoje a base da web como conhecemos hoje.
PHP: uma das linguagens web mais utilizadas no mundo.
Mysql/MariaDB: duas das bases de dados mais versáteis e simples do mundo, muito utilizadas até mesmo por grandes empresas como Goole, Facebook e Yahoo.
Android: um dos sistemas operativos mais utilizados no mundo, desde smartphones a televisões e tablets, vários dispositivos dependem deste sistema para correcto funcionamento.
LibreOffice: suite de produtividade para escritório com editor de texto, planilhas e apresentações (slides).
WordPress: maior plataforma de gestão de conteúdos do mundo, utilizada em aproximadamente 25% de toda a web.

Estes são somente alguns dos programas e projectos que seguem a filosofia open source e se tornaram conceituados e respeitados. Existem vários programas que seguem essa filosofia e que podem ser muito úteis para pequenas e médias empresas ou ainda para estudantes e professores que podem analisar o código fonte e fazer correcções ou implementar funções novas e caso elas sejam úteis e aprovadas, elas são incorporadas no projecto original.

Como existem dois lados para toda a moeda, existe uma infinidade de projectos que apesar de serem open source não recebem financiamento suficiente ou simplesmente atendem a um público alvo muito especifico e acabam por se tornar órfãos e obsoletos, no entanto o código fica sempre disponível para quem quiser estudar ou continuar o projecto.

Muitos projectos são financiados por empresas como Google, Facebook, Microsoft, IBM, RedHat, Suse, Canonical, etc. e em alguns casos estas empresas possuem funcionários dedicados a tempo integral para o desenvolvimento destes projectos. Algumas empresas como a Google e Mozilla possuem programas de aprendizado de programação e que incentivam a criação de projectos novos ou contribuição a projectos já existentes desta natureza.

Concluindo, dé uma oportunidade aos projectos open source e tente resolver os seus problemas mais básicos com eles antes de piratear ou gastar milhões em um programa de forma precipitada 🙂 .

2 comments

  1. Olá Ricardo,

    Sou nova usuária de um programa de open source, o Odoo, que por sinal tem muitos aplicativos que estão a ser úteis para o uso na empresa onde trabalho. Para além de ter uma plataforma simpática com o utilizador fiquei feliz em saber que as mudanças úteis a nossa empresa poderão ser feitas sem gastos avultados ou dependência de uma única source.
    Obrigada pela partilha de informação e muito sucesso nos seus projectos futuros.

    Um abraço,

    1. Obrigado pela dica Mondlana, assim que possível irei escrever um pouco sobre o Odoo e o ue este aplicativo pode oferecer aos seus utilizadores.

      Um Abraço,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.